top of page
Foto do escritorRenata Farrielo

Por que o sono de boa qualidade é essencial no processo de emagrecimento?



Constantemente atendo pacientes no meu consultório de nutrição que relatam não dormir bem. Por isso, hoje resolvi escrever aqui no blog sobre esse tema fundamental para quem busca alcançar seus objetivos de emagrecimento de forma saudável e eficaz: a importância do sono de boa qualidade.


Muitas pessoas acham que nós nutricionistas vamos falar somente sobre comida em nossas consultas, mas com a abordagem comportamental é super importante avaliarmos outros fatores que influenciam indiretamente nas nossas escolhas alimentares, e o sono é um deles.


Para muitos, pode parecer que o sono não possui conexão direta com o processo de emagrecimento, mas a ciência nos mostra que esses dois aspectos estão intimamente ligados. Quando não dormimos o suficiente ou temos um sono de má qualidade, uma série de reações negativas podem ocorrer em nosso corpo, afetando nossa saúde e bem-estar e isso não é somente sobre a quantidade de horas dormidas, mas também sobre a qualidade de sono.


O que acontece se durmo menos?

De modo geral as pessoas precisam de cerca de seis a nove horas de sono por noite com boa qualidade para se manterem saudáveis. Os estudos mostram que ter uma privação de sono de somente uma hora a menos já é capaz de alterar o funcionamento do corpo e a alimentação.


Dormir menos que seis horas pode aumentar o consumo alimentar em 200 a 390 Kcal.


E por que será que isso acontece?

Para o nosso corpo (que ainda tem mecanismos primitivos), dormir menos significa que estamos diante de algum perigo e por isso estamos ficando acordados. Assim, o cérebro ativa mecanismos para tentar manter o estado de alerta e garantir o fornecimento de energia para uma possível necessidade de fuga ou luta.


Muitas vezes com a rotina agitada, muitos estímulos de iluminação como televisão, celular e computador e as preocupações do dia a dia, algumas pessoas sentem muita dificuldade para pegar no sono ou acabam acordando muito durante a noite. Mas existe algumas práticas que podem ajudar e muita nessa questão.


Confira algumas orientações para melhorar a qualidade do sono e potencializar o emagrecimento:

  1. Estabeleça uma rotina: Procure dormir e acordar sempre nos mesmos horários, inclusive nos fins de semana, para regularizar seu relógio biológico.

  2. Ambiente propício: Mantenha o quarto escuro, silencioso e em uma temperatura agradável (18C a 22C) para facilitar o sono.

  3. Evite dispositivos eletrônicos: A luz azul emitida por celulares e tablets pode prejudicar a produção de melatonina, o hormônio do sono. Desligue esses aparelhos pelo menos uma hora antes de dormir.

  4. Cuidado com a alimentação: Evite refeições pesadas e ricas em cafeína antes de dormir. Opte por alimentos leves e que ajudem a promover o relaxamento, como chás de ervas (Camomila, Erva doce, Melissa ou Cidreira)

  5. Pratique atividades relaxantes: Antes de dormir, crie uma rotina relaxante, como ler um livro, meditar ou ouvir música suave.

  6. Atividade física regular: A prática de exercícios físicos ajuda a regular o sono, mas evite fazer atividades intensas muito próximas da hora de dormir.

  7. Reduza o estresse: Encontre formas de gerenciar o estresse, pois isso também afeta a qualidade do sono. Práticas como yoga, tai chi e mindfulness podem ser benéficas.

Lembre-se de que cada pessoa é única, e o acompanhamento individualizado com um nutricionista comportamental pode ser de grande ajuda no processo de emagrecimento, considerando também a qualidade do sono e outros aspectos importantes.


Portanto, se você busca alcançar seus objetivos de forma saudável e sustentável, não subestime a importância do sono de boa qualidade em sua jornada.


Cuide de seu corpo, mente e descanso para conquistar resultados duradouros e positivos na busca por uma vida mais saudável e feliz.


Conte comigo nesse processo! Agende sua consulta pelo WhatsApp 11-94212-3449

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page