top of page
Foto do escritorRenata Farrielo

O clássico de bistrô: quiche com salada!


O clássico quiche com salada!
O clássico quiche com salada!

Não é a toa que muitos bistrôs na França e no mundo servem o clássico quiche com salada. Posso citar pelo menos três motivos para isso:


1 - É barato (ok, talvez na França seja mais do que aqui)

2 - É rápido de servir (porque dá para usar o método #anteciparparafacilitar)

3 - É equilibrado (sim, claro que depende muito do recheio)


Esses dias fiz uma quiche de shitake com uns restinhos que tinha aqui na geladeira. Um pouco de cogumelo, um pouco de queijo branco, ovos e leite. Fiz em uma forma de coração porque era a menor que eu tinha aqui e coloquei no instagram sem pretensão de que fosse fazer sucesso. Mas para o meu espanto, muita gente curtiu e pediu a receita.


Naquele dia eu fiz uma receita menor fazendo algumas adaptações, mas foi inspirada em uma receita que gosto que é a Quiche de queijo branco da Rita Lobo já fiz com algumas variações com cebola dourada (minha preferida), espinafre, escarola, brócolis, salmão com aspargos e por ai vai. Todas ficam muito boas, mas vou passar a que eu fiz naquele dia, ok?


Dá para fazer a massa em um dia e deixar na geladeira por até 5 dias ou congelar por 3 meses. Essa pode ser uma maneira de antecipar para facilitar.


Outra coisa que ajuda muito é fazer uma receita maior (pode dobrar essa ou usar a da Rita Lobo), fatiar depois de pronta e fria, e congelar por até 3 meses. Fica ótima com uma salada para dias de correria ou um jantar no final de semana. Muitos lugares chiques fazem assim e fica delicioso, porque não fazer assim em casa também né?


Então anota ai:


QUICHE DE SHITAKE MÉDIA

Quiche de coração é muito amor!
Quiche de coração é muito amor! Fiz em casa para servir com uma salada deliciosa!

Ingredientes

Para a massa

1 xíc. (chá) de farinha de trigo

60 g (cerca de 4 col. de sopa) de manteiga gelada cortada em cubos

3 col. (sopa) de água gelada

1/2 col. (chá) de sal


Para o recheio

1/2 bandeja (100g) de shitake cortado em tiras

1 col. (chá) de shoyo light

1 col. (chá) de cebolinha picada (opcional)

2 col. (sopa) de queijo em cubos (pode ser qualquer um, mas eu fiz com queijo branco)

2 ovos

2 col. (sopa) de leite desnatado

sal a gosto (cuidado com a quantidade por causa do queijo)

Noz- moscada a gosto


Primeiro misture a farinha com o sal e junte misturando com as mãos, a manteiga cortada em cubinhos. Acrescente a água aos poucos, misturando até conseguir juntar a massa e fazer uma bola. Embrulhe com filme plástico e leve para a geladeira por pelo menos 1 hora (ou faça o antecipar para facilitar de um dia para o outro) Preaqueça o forno a 200 °C e separe de 15 cm de diâmetro (lembre-se que esta receita é menor, então se nao tiver uma forma pequena, faça a receita dobrada). Dá certo também em forma retangular ou de outro formato como eu fiz a de coração, mas fica pior para desenformar ou fatiar em porções iguais. Retire a massa da geladeira, polvilhe um pouco de farinha na bancada e na massa e abra com um rolo. Arrume a massa na forma, deixando a massa também nas laterais. Faça furinhos com um garfo na massa e leve ao forno por cerca de 10 minutos para pré-assar. Enquanto isso, prepare o recheio.


Em uma frigideira antiaderente aquecida, refogue o shitake por 2 minutos e tempere com o shoyo e a cebolinha. Em um recipiente bem os ovos com um garfo, junte o shitake, o leite, o queijo e mexa até ficar homogênea. Tempere com noz-moscada e o sal. Na massa pré-assada, coloque o recheio (é líquido mesmo) e leve ao forno a 180 °C por 30 minutos ou até que a superfície esteja firme e levemente dourada. Retire do forno e espere esfriar para fatiar pois quando quente fica muito mole. Sirva com uma salada.


Sugestão: Misturar frutas na salada e servir com molho de aceto balsâmico fica uma excelente combinação.






175 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page