A gente sempre escuta por aí que diminuir o consumo de sal faz um bem danado, mas calma que isso não significa que você precisa zerar o sal nas suas comidas. Sempre tem um caminho do meio e eu como nutricionista com foco em mudança de comportamento alimentar, vou te mostrar como é possível reduzir o sal sem abrir mão do sabor.
Claro que se você está em busca de melhorar a sua saúde e adotar hábitos alimentares mais equilibrados, um dos primeiros passos é prestar atenção no consumo excessivo de sal. A questão toda é que nem sempre o excesso de sal é visível. Isso porque grande parte do sal que consumimos estão nos alimentos ultraprocessados e nem sempre sabemos quanto tem.
Por que reduzir o consumo de sal?
O sal é um ingrediente muito comum em nossa alimentação e está presente em diversos alimentos industrializados. Porém, o consumo excessivo de sal pode levar a problemas de saúde, como hipertensão arterial, doenças renais e aumento do risco de acidente vascular cerebral (AVC). Além disso, o sal em excesso também pode causar retenção de líquidos, levando ao inchaço e desconforto.
Segunda a OMS, o ideal é que uma pessoa não passe das 5 gramas diárias de sal (ou 2 gramas de sódio) por dia, um número que está distante da realidade do Brasil que consome em média 9,3 gramas de sal por dia. Uma redução de 1,75 g de sódio por dia (4,4 g de sal/dia) está associada a uma redução média de 4,2 e 2,1 mmHg na PAS e na PAD, respectivamente.
Por isso, observe sempre os rótulos dos alimentos e veja a quantidade de sódio por porção. Para ajudar a entender quais são as melhores opção, utilize o aplicativo Desrotulando e veja a classificação de sódio.
Ervas e condimentos naturais: uma alternativa saudável
Nas refeições preparadas em casa, uma ótima maneira de diminuir o consumo de sal é substituí-lo ou reduzir e acrescentar ervas e condimentos naturais. Além de adicionar sabor e aroma às preparações culinárias, algumas ervas e condimentos pode trazer benefícios para a saúde. E o melhor de tudo é que são opções versáteis e acessíveis, facilmente encontradas em supermercados e feiras.
Alecrim: O alecrim é uma erva que dá para consumir fresco ou seco. Gosto de orientar meus pacientes, se possível, terem um vasinho em casa porque é bem fácil de cuidar. Seu sabor combina bem com carnes, peixes e legumes assados. Na batata assada fica fica incrível!
Manjericão: Quase todo mundo associa o manjericão com molho de tomate e comida Italiana (inclusive eu! rs) O sabor é bem marcante e prefiro indicar para usar sempre fresco. Para mim, manjericão seco perde o gosto. É ideal para temperar molhos de tomate, pode ser usado no molho pesto, dá para incluir em saladas, ou só jogar umas folhinhas por cima da massa.
Orégano: O orégano é um temperinho barato e que apesar do sabor ser bem marcante, ele combina com quase tudo. Esse especificamente prefiro seco. O fresco quase não dá sabor, mas gosto de ter um vasinho em casa tb e ai quando vou usar coloco um pouco no forno bem baixinho para secar. Sabe aquele legume esquecido na geladeira? Tempere com azeite, sal e orégano e coloque na airfryer que você vai ganhar um prato de restaurante. Adoro fazer cebola fatiada e temperada com azeite e com orégano para colocar em um sanduíche simples de queijo, abobrinha ou frango. Dá um toque todo especial.
Cúrcuma: A cúrcuma é uma especiaria de cor forte, que ficou famosa por ter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. E de fato tem! Por isso vale a pena incluir em preparações diversas como arroz, risoto, sopas, legumes. Minha receita predileta com cúrcuma é esse Frango com especiarias e leite de coco da Rita Lobo! Adoro!
Páprica: Páprica é feita de um tipo de pimentão doce e existe em três versões:a doce é a básica; a picante tem pimenta na mistura, e a defumada é feita com pimentão defumado. Amo as três, mas a que mais uso é a doce. Dá para colocar em carnes, frango e peixe. Nessa batata aqui fica um espetáculo
Vale a pena fazer um Sal temperado!
Misturando ervas e condimentos no sal de cozinha, você diminui a quantidade de sal adicionado e acrescenta muito mais sabor as preparações.
Ingredientes
5 colheres (sopa) de gergelim branco
5 colheres (sopa) de sal marinho
1 colher (sopa) de gengibre em pó
1 colher (sopa) de cúrcuma em pó
1 colher (sopa) de salsinha desidratada
1 colher (sopa) de cebola desidratada
1 colher (sopa) de alho desidratado Modo de fazer
Toste o gergelim em uma frigideira antiaderente até dourar. Bata no liquidificador junto com todos os outros ingredientes até virar um pó. Guarde em um vidro bem tampado e conserve na geladeira. Use para temperar legumes, sopas, risotos, molhos e pipoca
Espero que essas ideias te ajude a reduzir o consumo de sal. As ervas e temperinhos secos são uma solução deliciosa e saudável para temperar suas refeições. Inclua essas opções no seu dia a dia e observe os benefícios de uma alimentação equilibrada, cheia de sabor e vitalidade.
Vale lembrar que consultar um nutricionista focado em mudança de comportamento alimentar é essencial para que essas mudanças sejam efetivas e duradouras. Conte comigo nessa jornada!
Agende sua consulta pelo whatsapp 11-942123449
Comments